Eis a questão


Às vezes eu me pego pensando: por que não podemos viver sem ter que fazer tantas escolhas? Claro que sei que a vida é feita delas, mas tem horas que isso parece injusto. Seria tão mais fácil se pudéssemos ter tudo, sem necessariamente deixar algo - ou alguém - para trás quando dermos um passo para frente. Ou se fosse possível escolher sem magoar ou atingir outras pessoas.

Tudo começa na infância: o que você quer ser quando crescer? E mesmo quando estamos crescidos, essa pergunta continua nos perseguindo. Não adianta responder "quero ser eu mesmo, com tudo aquilo que me faz feliz", porque isso é impossível. Infelizmente. Para se ter a casa dos sonhos, é preciso ter um emprego bom e um salário idem; e o dinheiro se torna indispensável, pois com ele é possível comprar tudo: a casa, carros, viagens, e algumas vezes até o amor - e esse tipo de "negócio" é algo repugnante que existe em massa no mundo atual. 

Nem preciso comentar que a própria sociedade exige isso - as escolhas. Exige e ainda se acha no direito de julgar. Se a pessoa decide não trabalhar: é vagal; se escolhe a carreira X ao invés de Y por causa do salário, é interesseira; se quer ser escritora, cantora, atriz, modelos, enfim, uma profissão "autônoma" [ninguém é 100% independente], é chamada de fútil - ou algo pior. Temos o péssimo hábito de apontar os problemas e defeitos alheios e tapar os olhos para os nossos.

Sei também que cada escolha que fazemos no dia-a-dia, por mais simples que pareça, alteram todo o conjunto da obra: uso a caneta preta ou azul? Tomo chá ou café? Filme ou livro? Televisão ou computador? Calça ou vestido? Escolhemos cores, sabores, cultura, tecnologia, roupas, emprego, amigos, sonhos, futuro, e aqui estamos nós: pequenos seres em um universo tão grande, maior que nossas desejos e mais longo que nossos pensamentos.

Comecei esse texto reclamando que fazer escolhas é injusto. Mas é totalmente necessário. Afinal, se não existisse o livre arbítrio, nós não existiríamos - já que tudo começou quando Eva comeu a maçã e povoou o Éden [ok, melhor eu parar por aqui antes que comece a criar teorias malucas].

Por escolha decidi escrever esse desabafo ao invés de continuar o que estava fazendo. E você, por livre arbítrio, leu tudo o que escrevi. Não sei se concordou comigo, e mesmo assim agradeço, por ter gastado alguns minutos com minhas palavras digitadas.

E claro, fica a seu critério comentar ou não ao terminar de ler tudo. Não importa qual seja sua decisão final, saiba que fiquei feliz que tenha de "ouvido" desabafar.  

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

6 diamonds:

  1. adorei o texto Dora, vivo pensando isso!
    cada vez melhor,hein?
    beijoos!

    ResponderExcluir
  2. Depois do texto deu mais vontade ainda de seguir aquela carreira(?)! Hahaha.
    Muito lindo, textos reflexivos são ótimos por fazerem o leitor pensar!
    Lindo, lindo, lindo, parabéns *-*
    Beeeeeijos :*

    ResponderExcluir
  3. Oi Twin
    Eu penso muito nisso também... como são dificeis essas escolhas... =/
    É tudo assim, vários caminhos, um só acessivel... e nem sempre aquele que escolhemos é o melhor...
    mas sabe Twin, ainda podemos fazer o melhor possivel
    por isso como amiga
    eu escolhi você
    um beijo
    http://ondevaoasnuvens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O homem estava bem, no seu sedentarismo rochoso (dentro da rocha, na caverna), por que não nele permaneceu? Maldito foi o dia em que um filho da puta completamente analfabeto acordou e pensou consigo (numa linguagem mental, a qual é de posse de todos, independentemente da escola): "Hoje eu vou foder a humanidade"... Desde então temos que tomar decisões... Desculpa, Dora, mas também precisava desabafar... rs

    ResponderExcluir
  5. OOii
    Ameei o blog , é muiiiito lindo ...
    Seguindo aqui !!
    Visita e segue tá ? http://vida-nas-passarelas.blogspot.com
    Beeijos

    ResponderExcluir
  6. Aceito siim parceria , vou pegar o link agora é só pegar o meeu !!
    Beeijos

    ResponderExcluir