A onda coreana

Minha primeira matéria de Redação Jornalística. Espero que gostem ^^

E de novo meu muitíssimo obrigada as administradoras do KDOfficial por terem sido gentis e muito atenciosas comigo! *-*

[obs: tem duas imagens na matéria, mas o blogger se revoltou e não me deixou carregar nenhuma. *chora*]
__________________________________________________

O k-pop (abreviação do termo em inglês Korean music, música coreana) é um gênero criado em 1990 na Coreia do Sul. Com a mistura do ritmo eletrônico, hip hop, pop, rock e R&B, e a adição de coreografias rápidas e complexas, o gênero musical vem conquistando fãs de todo o mundo. É o resultado da onda Hallyu, como é chamado o fenômeno da popularização do k-pop fora da Ásia, expandindo-se inclusive aqui no Brasil.

Um grande diferencial na indústria musical da Coreia do Sul é o modo de preparo de seus artistas. As agências de talento supervisionam e sustentam o treino de seus futuros cantores. Durante anos os trainees, ou seja, jovens em treinamento, fazem aulas de dança, canto, atuação e idiomas, antes de serem lançados pela agência.

Outro fator que chama a atenção ao k-pop é a quantidade de membros que podem existir em um grupo. Um exemplo disso é o Super Junior, um dos mais famosos e mais sucedidos grupo masculino. Originalmente era formado por 15 integrantes, mas devido ao serviço militar obrigatório do país e outros motivos, hoje restam apenas nove. E o grupo feminino Girl’s Generation é composto de nove moças, todas com talentos vocais e na dança. Artistas solo como BoA, Rain, Se7en e G.NA também fazem muito sucesso.

A Hallyu tem chegado com força ao Brasil. O número de fãs cresce consideravelmente, chamando atenção do mercado musical coreano. Prova disso foi o primeiro show de k-pop realizado no país em dezembro de 2011, trazendo os principais artistas da agência Cube Entertainment. As apresentações foram do grupo feminino 4Minute, dos rapazes do B2ST e da cantora solo G.NA.

Pela grande curiosidade sobre os ídolos e novidades acerca da música coreana, os sites de notícias são a principal ferramenta para os fãs saberem das atividades dos grupos e artistas. Um desses sites brasileiros é o KDOfficial, administrado por Hellen França, de 21 anos, e Elaine França, de 27. Ao serem indagadas sobre a chegada do k-pop no país, responderam: “A influência que a cultura coreana em si, mesmo que de forma tímida, vem exercendo sobre o Brasil é muito importante, pois trata da valorização da família, o respeito com os mais velhos, etc. No Brasil esta onda coreana atinge principalmente as comunidades orientais do país, como Bairro da Liberdade e Bom Retiro, situados em São Paulo.”

Os jovens são os mais interessados pela cultura coreana, por estarem sempre à procura de coisas novas para compartilhar. Karitha Ullony tem 17 anos e falou como conheceu o gênero. “Conheci através de uma amiga em 2009. Escutei uma música por acaso e gostei muito, então comecei a correr atrás de outras e já escuto k-pop há quatro anos.” Quando questionada sobre a influência que a música coreana tem em sua vida, ela respondeu: “Uso algumas expressões coreanas em meu cotidiano sem perceber.”

O k-pop vem conquistando cada vez mais fãs, porém, não são todos que conhecem realmente a cultura e por isso fazem comentários que podem prejudicar a imagem do gênero. Nas palavras das administradoras do KDOfficial, essas pessoas que são geralmente chamadas de posers, “se deixam influenciar pelo artista que está no momento fazendo sucesso. O poser finge ser fã apenas para estar na moda, para se juntar a um grupo e seguir as mesmas tendências.”

O público infanto-juvenil também tem se interessado. Bianca Leiria, de 12 anos, conheceu a música asiática recentemente e conta sobre a impressão que teve ao ouvir pela primeira vez o k-pop: “No começo eu achei o figurino um pouco exótico e a língua não é nenhum pouco familiar. Mas depois você se acostuma e o legal é que as músicas ficam na cabeça, e as danças também.” Já Isabela Günter, de 11 anos, teve um pouco de dificuldade em se acostumar com o novo gênero musical, mas deixa um recado: “O meu conselho para quem quer conhecer o k-pop é não julgar antes de ouvir de verdade.”

Sobre isso, Hellen e Elaine reafirmaram: “O idioma pode parecer um empecilho no início, mas logo você se deixa levar pelo carisma e talento vocal dos cantores. E se você gostar de dançar, o k-pop tem a música certa para você; se você for romântica, o k-pop tem a melhor música para você; as melhores coreografias, os vídeos mais elaborados e com alta tecnologia.”

É evidente o sucesso que o k-pop exerce fora da Coreia do Sul. E mais importante ainda é disseminar uma cultura tão rica e com costumes muito diferentes dos ocidentais.

____________________________________________
 
^^ quero comentários ok? Críticas, elogios ou um (y) hehehe.
 
Obrigada por lerem o/

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

6 diamonds:

  1. Eu ali muito beijos para todos a inveja de vocês todos me abraça. *BRINKS~*

    Muito bom Unnie. Gostei muito, de verdade. Ja to esperando pra ler suas matérias por aí. -v-

    ResponderExcluir
  2. Fui uma das primeiras a ler, fuck yea *-* Ficou ótima Dora, só não ficou melhor do que seu comentário (e minha imagem mental) do professor dançando ao som de k-pop, sorry.

    ResponderExcluir
  3. Cherry [-v-] dongsaeng, muito obrigada ^-^ você me ajudou bastante viu!!

    Raquel: ah cara, mas é verdade... com minha empolgação eu ia convencê-lo qqqqqqq tira essa imagem da mente XDDD obrigada por ter lido e gostado <3

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto, Dora! Teremos uma ótima jornalista daqui a algum tempo, não? Achei o texto muito bem escrito, já com algumas entrevistas, o que é SENSACIONAL e também com muita profissionalidade. Uma pessoa que não lhe conhece não diria que você é uma fã de k-pop só por causa do texto, e é muito importante. A abstenção do jornalista de expressar sua opinião é um fator chave no desenvolvimento do texto, e você fez com perfeição. Como sempre escrevendo muito bem! Parabéns! Beijos :D

    riseofthefallenangel.blogspot.com

    //Excluí o outro comentário por causa de um erro de digitação FEEEIOOOOO kkkk

    ResponderExcluir
  5. Oi Twin!! Ficou o máximo sua reportagem!!!
    Adorei, ficou bastante esclarecedor!
    Continua nesse caminho e você vai abrir uma coluna jovem jaja em algum jornal famoso ;D
    Se cuida dearie!
    Beijão
    http://ondevaoasnuvens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá1
    Nossa quanto tempo que eu não vinha aqui no blog! Tá tudo novo e diferente!
    Vc está escrevendo muito bem! Eu particularmente não conheço nada de K-Pop mas realmente é algo que vem ganhando espaço entre os apreciadores da cultura asiática.
    Gostei da reportagem, aprendi mais sobre o estilo!
    bjs

    ResponderExcluir